top of page

FESTIVAL ITALIANO BATE O RECORDE DE PÚBLICO EM 2023


Cerca de 130 mil pessoas passaram pelo 17º Festival Italiano de Nova Veneza para aproveitar toda a cultura presente na gastronomia, apresentações e estrutura do evento. Todos os anos, a tranquila cidade de Nova Veneza, que possui 10 mil habitantes, se transforma em palco dessa grande festividade recebendo turistas de várias regiões.

É necessário um volume enorme de insumos para atender a todos. De acordo com a Cantina da Nonna, cozinha oficial do evento, para servir 20 mil pratos, a cozinha precisou de 20 vacas - ou seja, 7 toneladas de carne - e 2 toneladas de frango. Para as massas, foram utilizadas 3,5 toneladas de macarrão. Os molhos chegaram a 5 toneladas. Foram produzidas 3.500 unidades de lasanha. Para a polenta, foram 700kg de fubá (40% a mais do que nos anos anteriores para dar conta da demanda pelo petisco).


Fundada por italianos que chegaram à região por volta de 1912, atualmente Nova Veneza tem 60% da população descendente de italianos. Mas os demais 40% abraçaram a cultura e se orgulham absorver a alegria, os hábitos culinários e se tornaram descendentes de coração.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page