top of page

Almoço especial com o tradicional panelaço marca último dia do Festival Italiano, neste domingo (7).

E para fechar a 16ª edição do evento gastronômico em Nova Veneza, cozinheiras e comerciantes da cidade batem panelas como uma forma de agradecimento



Depois de três dias de muita festa e comida, o 16º Festival Italiano de Nova Veneza termina neste domingo, 7 de agosto. Shows, atrações culturais, esportivas e culinária estão entre atrativos para o público neste último dia de evento.


A festa é realizada pela Prefeitura de Nova Veneza, com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. O evento também tem apoio da Câmara Municipal da cidade, do Governo de Goiás, da Secretaria de Estado da Cultura, e o Sesc-GO como correalizador.


A programação do domingo começa com a realização das semifinais e a final do Campeonato de Bocha e a realização do Campeonato de Cipó, a partir das 9 horas, no Clube Recreativo de Nova Veneza.


Na hora do almoço, os visitantes poderão apreciar as delícias italianas aproveitando as últimas apresentações do Grupo Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina, composto por 35 dançarinos que irão trazer coreografias retratando grandes temas que retratam a história da Itália.


No total são 35 estantes: três restaurantes, 30 estandes de alimentação e bebida, nove doceterias, 22 pontos de artesanatos. Só a Cozinha da Nonna, por exemplo, que é a cozinha oficial do evento, 45 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de cerca de 20 mil porções do cardápio com 20 opções.


Às 14 horas, o cantor Waldir Amaral, natural de Nova Veneza, apresenta os sucessos que embalaram a Itália durante os anos de 1960, 1970 e 1980. O artista está há 12 anos participando dos festejos da cidade.


E para encerrar com chave de ouro, o festival terá o tradicional panelaço. Como forma de agradecimento aos quatro dias de evento, os cozinheiros que trabalham nos restaurantes da festa batem suas panelas, fazendo uma divertida e animada sincronia. O ato será realizado às 18h, fechando a festa, e deixando gostinho de quero mais para a 17ª edição em 2023.


Confira a programação completa de domingo:

09:00 – Campeonato de Bocha (semifinais e finais)

Local: Clube Recreativo de Nova Veneza/GO

A premiação acontecerá no palco principal na praça da matriz


10:00 – Torneio de Cipó

Local: ao lado da Cantina Da Nonna

A premiação acontecerá no palco principal na praça da matriz


11:00 – Almoço na Cantina da Nonna – Praça da Matriz

11:30 – Apresentação com o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de SC.

12:00 - Cantor Weber Rosas

12:30 - Cantor Alex Mayer


14:00 – Show com Waldir Amaral

18:00 – Encerramento: o tradicional Panelaço.


Como chegar a Nova Veneza


Situada a 39 quilômetros de Goiânia e a 195 quilômetros de Brasília, a cidade possui quatro acessos.



De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância.

Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e a distância é ainda menor: 20 quilômetros.

Para quem vem de Anápolis, a indicação é a GO 222, que parte de Anápolis e segue até Nerópolis, sendo que o visitante deverá passar por dentro da cidade para acessar novamente a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto tem 40 quilômetros é o indicado para quem vem de Brasília também.

Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page